Notícias

VICE-PRESIDENTA DA FENASSOJAF DEBATE PAUTAS DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA COM A PRESIDÊNCIA DO TRF-2

VICE-PRESIDENTA DA FENASSOJAF DEBATE PAUTAS DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA COM A PRESIDÊNCIA DO TRF-2

A vice-presidenta da Fenassojaf Mariana Liria participou, na quinta-feira (12), de uma reunião dos dirigentes do Sisejufe/RJ com o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), Desembargador Guilherme Calmon, para debater pautas de interesse da categoria.

Em relação aos Oficiais de Justiça, um dos desafios é resolver a questão da transformação dos cargos dos Oficiais na Justiça Federal. A dirigente relatou que o quadro já está reduzido e que, no início do mês de maio, os Oficiais foram surpreendidos com a notícia da transformação de 10 cargos, o que tornará a situação ainda mais preocupante. Mariana também sinalizou que a diminuição dos prazos para cumprimento de mandados está gerando sobrecarga aos servidores. Antes, a contagem era em dias úteis e desde 2021 passou a ser em dias corridos.

Outro ponto para o qual a vice-presidenta da Fenassojaf e diretora do Sisejufe pediu especial atenção é quanto à instauração de processos administrativos contra os Oficiais de Justiça na 1ª Instância, como ferramenta de gestão, o que configura assédio moral. O sindicato do Rio de Janeiro enviou requerimento perante a Comissão de Assédio da SJRJ pedindo para que essa prática seja debatida e revista.

Mariana Liria também pediu um novo encontro com o presidente para tratar da agenda específica dos Oficiais de Justiça, com a presença da Corregedoria. O presidente do TRF2 se disponibilizou a receber novamente os dirigentes. 

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo com o Sisejufe/RJ
Foto: Sisejufe