Na sequência das atividades desta quinta-feira (28), o 16º CONOJAF e o 6º ENOJAP trouxeram a palestra “Planejamento estratégico nas Centrais de Mandados”, que contou com a participação da juíza do TRT da 1ª Região e ex-Oficiala de Justiça, Vanessa Del Rio Szupszynski, e mediação de Gianfranco Leskewscz Nunes de Castro, Oficial de Justiça no TRT da 17ª Região.
A magistrada compartilhou sua experiência à frente das Centrais de Mandados, em especial nos TRTs da 8ª e da 4ª Regiões, quando atuou como coordenadora da Ceman de Macapá. Vanessa destacou o processo de implementação de práticas de gestão, monitoramento de rotinas e definição de metas que resultaram em maior eficiência e organização no cumprimento dos mandados judiciais. Segundo ela, o planejamento estratégico possibilitou a racionalização de recursos, a otimização de rotas e o fortalecimento do trabalho coletivo dos Oficiais de Justiça, com reflexos diretos na qualidade da prestação jurisdicional.
O mediador Gianfranco Leskewscz também trouxe a perspectiva da 17ª Região, apresentando a experiência vivida na construção de estratégias voltadas à melhoria dos fluxos internos e à redução do tempo de cumprimento dos mandados. Ele ressaltou, ainda, que enquanto servidor do TRT-15, obteve conhecimentos para garantir resultados mais ágeis e consistentes na efetividade da execução.
A importância do planejamento
O debate reforçou que o planejamento estratégico nas Centrais de Mandados é fundamental para modernizar a atuação, possibilitando melhor distribuição das demandas, identificação de gargalos e uso de indicadores de desempenho. Essa prática não apenas facilita o trabalho dos Oficiais de Justiça, mas também contribui para maior transparência e eficiência perante a sociedade.
De São Paulo, Caroline P. Colombo