O último painel do 16º Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (CONOJAF) e do 6º Encontro dos Oficiais de Justiça Aposentados (ENOJAP), realizado na sexta-feira (29), em São Paulo, foi marcado pelo debate legislativo e pela reafirmação de compromissos em defesa desses servidores.
O deputado federal Coronel Meira (PL/PE), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Oficiais de Justiça (FPMOJ), e o deputado Alencar Santana (PT/SP) integraram a mesa de encerramento do CONOJAF 2025. Ambos destacaram a importância do trabalho realizado pelas entidades nacionais – Afojebra, Fenassojaf e Fesojus-BR - e pela Frente Parlamentar, reforçando que a mobilização será intensificada no Congresso Nacional. Os parlamentares reafirmaram a parceria com os Oficiais de Justiça e o compromisso de avançar nas pautas de interesse do segmento.
Além dos deputados, o painel contou com a participação do assessor legislativo da Fenassojaf, Thiago Queiroz, da Consillium Consultoria, que apresentou um histórico da atuação da Fenassojaf junto ao Parlamento. Ele destacou os principais projetos de lei em tramitação, entre eles o porte de arma, a livre parada e estacionamento e o trabalho pela derrubada do veto ao PL 4015/23, que trata do risco da atividade, além de outras matérias estratégicas.
O painel legislativo marcou o encerramento das atividades científicas do CONOJAF e antecedeu o momento de homenagens à diretoria da Associação Nacional que concluiu o mandato, com destaque para a presidenta Mariana Liria, reconhecida pelo trabalho desenvolvido em prol dos Oficiais de Justiça em todo o país.
Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo