Notícias

OFICIAIS DE JUSTIÇA SÃO HOMENAGEADOS EM SESSÕES SOLENES DAS ASSEMBLEIAS DO CEARÁ E GOIÁS

OFICIAIS DE JUSTIÇA SÃO HOMENAGEADOS EM SESSÕES SOLENES DAS ASSEMBLEIAS DO CEARÁ E GOIÁS

As Assembleias Legislativas dos estados do Ceará e Goiás realizaram, na última sexta-feira (17), sessões solenes em homenagem ao Dia Nacional do Oficial de Justiça.

No Ceará, o deputado Guilherme Landim (PDT), responsável pela solenidade, ressaltou a importância do trabalho dos Oficiais de Justiça para a sociedade brasileira. “Aos meus amigos representantes dessa classe, o meu abraço e minha gratidão pelo empenho e presteza, por tudo que têm feito pelo povo do Ceará”, disse.

A Fenassojaf esteve presente na cerimônia, através da diretora Kelma Lara Costa Rabelo Lima. A Assojaf/CE também acompanhou a solenidade na ALECE, através da presidente Claudionora Pires Dos Santos e do diretor Romulo Raulison.

Durante a sessão, Kelma destacou a atuação conjunta da Fenassojaf com os Oficiais de Justiça estaduais, “afinal somos uma mesma categoria, com atribuições similares, em constante luta”.

Na Assembleia de Goiás, os Oficiais federais foram representados pelo presidente da Assojaf/GO Adrian Magno de Oliveira Campos. O diretor do Foro da Comarca de Goiânia, Ricardo Nicoli, fez uso da palavra e ressaltou a importância do trabalho dos Oficiais de Justiça. "Venho de diversas comarcas pelo interior do estado e posso dizer, com conhecimento de causa, o quanto é imprescindível o trabalho do oficial de Justiça. É ele quem faz a ligação entre a Justiça e o cidadão. É o oficial do Justiça que torna realidade a decisão do juiz", declarou Nicoli.

Ao falar em nome dos homenageados, a Oficial de Justiça Maria das Graças Cunha, cumprimentou os colegas e agradeceu a esta Casa legislativa, bem como ao deputado Karlos Cabral, pela homenagem. “É uma honra e um privilégio estar aqui, representando os colegas", disse.

A Oficial de Justiça ressaltou que os profissionais estão dispostos a tudo para fazer se cumprir a lei. “É preciso ter muita disposição para caminhadas, a quem decide seguir a carreira”. Ela ressaltou que a função de auxiliar juízes está presente em várias passagens do mundo antigo, sobretudo relacionado ao Direito Romano. No mundo moderno, Maria apontou que a função do oficial de Justiça foi se adequando a cada sociedade, se especificando a cada constituição.

A homenageada também pontuou que as funções desempenhadas pela categoria são fundamentais para o exercício da justiça. “Por essa mediação efetiva-se a prestação jurisdicional, passando a ter efeito concreto entre as partes. É uma profissão que, diversas vezes, oferece risco a integridade física, longe do conforto dos gabinetes, enfrentando situações adversas, para localizar e intimar”. Por isso, Maria apontou que as pessoas que seguem a carreia possuem o “espírito servidor, sendo os olhos e os braços dos juízes na sociedade”. Por fim, ela agradeceu pela homenagem, e reafirmou o papel de mediar as decisões judiciais a população.

Para Adrian Magno, homenagear o Oficial de Justiça é uma necessidade social. “Precisamos reconhecer a importância da atividade do Oficial de Justiça na sociedade.  É uma função que se esforça para cumprir o seu ofício em meio a uma sociedade cada vez mais estressante e violenta. O OJ enfrenta ainda a escassez de recursos para proporcionar-lhe segurança e cobrir as despesas que a atividade exige. Quem sai sozinho pelas ruas com veículo próprio, tendo a responsabilidade de fazer cumprir uma tutela jurisdicional, quase sem exceção, é uma visita indesejada pelo destinatário. Nesse âmbito, o servidor necessita mais de ninguém ter conhecimento, sabedoria, equilíbrio e sensibilidade para exercer sua atividade. Não é para qualquer um! Por isso, a homenagem ao Oficial de Justiça é muitíssimo merecida!! A categoria carece desse tipo de reconhecimento”, finaliza.

A Fenassojaf parabeniza e agradece os deputados estaduais do Ceará e Goiás pelas homenagens, que ressaltaram a importância do trabalho desempenhado pela justiça e pela sociedade e a valorização dos Oficiais de Justiça em todo o Brasil.

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo com a Alece e Alego