Notícias

FENASSOJAF PARTICIPA DO CONSELHO PERMANENTE DA UIHJ EM PARIS

FENASSOJAF PARTICIPA DO CONSELHO PERMANENTE DA UIHJ EM PARIS

A Fenassojaf, representada pelo presidente Fabio da Maia e o diretor de comunicação Malone Cunha, participou, na última quinta (20) e sexta-feira (21), do Conselho Permanente da União Internacional dos Oficiais de Justiça (UIHJ).

Além deles, a Oficiala de Justiça catarinense Gabrielle Lorea Gomes também compôs a delegação brasileira no evento ocorrido na sede da entidade em Paris, com representantes de mais de 60 países.

Uma das principais instâncias estatutárias da União Internacional, o encontro marcou a aprovação da adesão da Associação dos Oficiais de Justiça do Quirguistão e, como observadora, a Associação de Delegados Judiciais da Itália, além do orçamento da entidade para 2026.

Gabrielle Lorea Gomes foi apresentada oficialmente como nova integrante do Innovation Team, grupo internacional que reúne jovens Oficiais de Justiça para pensar estratégias de modernização do segmento — posição anteriormente ocupada por Malone Cunha. Representando a realidade brasileira, a delegação participou de debates que envolveram ainda contribuições da Itália, Ucrânia e Argentina.

Além das deliberações e debates, o Conselho Permanente reforçou a agenda internacional para os próximos anos. Foram destacados dois grandes eventos: a Conferência de Oficiais de Justiça da Argentina, que acontecerá em outubro de 2026 em Buenos Aires, e o Congresso Internacional da UIHJ, previsto para maio de 2027, em Lisboa, Portugal.

Para Malone, que também é dirigente da União Internacional, o caráter institucional do encontro é fundamental para o fortalecimento dos Oficiais de Justiça em nível global. “O Conselho Permanente é uma instância estatutária da União Internacional, e nos permite o contato anual com as nossas entidades de base, para conhecermos as realidades e dificuldades de cada país, bem como informar as entidades-membro acerca das atualizações e atuações da União Internacional. É sempre um momento muito especial, que ocorre ao final de cada ano, e o Brasil, como já é tradição, se faz presente, sendo um ator relevante nas discussões sobre a profissão no cenário internacional”, destacou.

O presidente da Fenassojaf, Fábio da Maia, também ressaltou a relevância da participação brasileira no encontro. “Fiquei muito orgulhoso em participar do evento e conhecer colegas de diversas partes do mundo. Trata-se de uma tentativa de modernização, organização e correção de injustiças que envolvem o exercício da nossa milenar profissão. Em todo mundo, não existirá justiça se não houver Oficial(a) de Justiça”, finaliza.

permanente25

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo