Notícias

FENASSOJAF E FENAJUFE PARTICIPAM DE REUNIÃO COM OS ASSESSORES DO SENADOR RANDOLFE RODRIGUES

FENASSOJAF E FENAJUFE PARTICIPAM DE REUNIÃO COM OS ASSESSORES DO SENADOR RANDOLFE RODRIGUES

O vice-presidente Neemias Ramos Freire e o diretor jurídico da Fenassojaf, Fábio Maia, se reuniram, na tarde desta terça-feira (24), com assessores do líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP).

Além da Associação Nacional dos Oficiais de Justiça federais, também participaram do encontro a presidente da Assojaf RO/AC Elivanda Pinheiro e o presidente da Assojaf/PE Isaac Oliveira, acompanhados de outros colegas de Pernambuco. Pela Fenajufe estiveram a coordenadora-geral Lucena Pacheco Martins, a coordenadora Soraia Garcia Marca e o coordenador Manoel Gerson Bezerra Sousa.

Representaram o gabinete do senador os assessores Carlos Ramalho e Carla Carolina da Silva.

O encontro fez parte da agenda de mobilizações estabelecida para esta semana, quando o Veto 25 estaria em pauta durante a sessão deliberativa desta quinta-feira (26) que, conforme já divulgado pela Fenassojaf, foi oficialmente cancelada.

Na reunião com os representantes do senador, os dirigentes foram informados que a postura institucional da liderança é seguir a orientação do governo. No caso dos vetos, os assessores destacaram ser aquela a décima sexta reunião sobre os vetos 10 e 25, estando o governo irredutível em relação à manutenção.

Diante da informação, os diretores da Associação Nacional reiteraram que a emenda da acumulação que trata da VPNI X GAE não acrescenta nenhuma despesa ao governo, tendo sido aventada a possibilidade de uma manifestação a esse respeito pelo Conselho Nacional de Justiça.

Quanto a isso, os assessores da liderança deixaram claro que tal manifestação poderia ser útil no convencimento de parlamentares, porém, não mudaria a posição do governo em relação ao tema.

O vice-presidente Neemias Freire reafirmou a importância política da derrubada dos vetos, pois sinalizaria uma postura de boa vontade do governo com os trabalhadores do Judiciário e do MPU, corrigindo situações de injustiça.

Para Neemias, a batalha pela derrubada do Veto 25 deve continuar. O adiamento da sessão de apreciação dos vetos demonstra que o governo ainda não possui as condições necessárias para mantê-los. “São muitos vetos no mesmo pacote, e a tendência é separar essa apreciação por importância. O veto à emenda de interesse dos Oficiais de Justiça não tem apelo político, mas colocá-lo numa sessão que vai apreciar temas mais importantes para o governo nos prejudica. Por isso, é importante o adiamento e a manutenção do trabalho com as lideranças partidárias para uma apreciação posterior”.

O diretor jurídico da Fenassojaf acredita que existem chances de derrubada do veto se os servidores mantiverem a pressão com as lideranças e se a base parlamentar também for instigada a votar contra o veto. “Os parlamentares com quem conversamos disseram, em sua maioria, que seguirão as suas lideranças. Algumas lideranças afirmaram que vão ouvir a base. Então, entendo que para romper a inércia regimental, temos que continuar atuando, aqui e nas bases eleitorais”, avalia.

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo