Notícias

FENASSOJAF E ASSOJAF/RS MARCAM PRESENÇA EM ATO PÚBLICO DE DEFESA DA JUSTIÇA DO TRABALHO EM PORTO ALEGRE

FENASSOJAF E ASSOJAF/RS MARCAM PRESENÇA EM ATO PÚBLICO DE DEFESA DA JUSTIÇA DO TRABALHO EM PORTO ALEGRE

A Fenassojaf, representada pelo diretor administrativo Eduardo Virtuoso, marcou presença no Ato Público em Defesa da Justiça do Trabalho e dos Direitos Sociais, promovido na manhã desta sexta-feira (10) nas dependências do prédio das Varas Trabalhistas da Justiça do Trabalho de Porto Alegre (RS).

A organização do evento, que contou com o apoio do TRT-4, ficou a cargo de diversas entidades que compõem o Fórum de Relações Institucionais. Na abertura do Ato, a presidente do Tribunal, desembargadora Vania da Cunha Mattos, destacou a importância e o papel da Justiça do Trabalho na sociedade brasileira. 

Este foi o segundo ato realizado pelo Fórum neste ano. O primeiro ocorreu no dia 10 de maio, no Plenário do TRT-RS, e contou com a participação de centenas de pessoas e a manifestação das entidades que integram o Fórum. Os discursos reforçaram a importância de conscientizar a população e os próprios operadores do Direito do Trabalho acerca da ameaça enfrentada pela JT.

Durante manifestação, o diretor da Fenassojaf enfatizou “a necessidade de união e congraçamento das entidades representativas do Fórum que, em conjunto com a sociedade civil, poderão apresentar aos candidatos ao Executivo, bem como a parlamentares progressistas que estão em campanha, propostas visando restaurar o respeito aos Direitos Sociais, notadamente a revisão ou revogação da Lei 13.467/2017, que reformulou a CLT”.

Virtuoso também chamou a atenção para o momento de retrocesso vivenciado em várias áreas no país. “Estamos vivendo um retrocesso em várias áreas o que se evidencia com a chamada Emenda do Teto dos Gastos Públicos que congelou investimentos em saúde, educação, entre outros, a recente lei das Terceirizações e a Reforma da CLT”. 

A Assojaf/RS também participou e apoiou o Ato, através da presidente Rosane Felhauer, da vice-presidente Cristina Viana dos Santos e pelo Diretor Administrativo Zanoni Dutra Freitas.

Ao final representantes de entidades de sindicatos, centrais sindicais, trabalhadores públicos e privados, magistrados, procuradores, advogados, representantes de diversas entidades promoveram uma caminhada até o prédio do Tribunal onde foram realizadas outras manifestações.

No encerramento, o desembargador Luiz Alberto de Vargas, um dos coordenadores do Fórum Institucional, destacou a necessidade de respeito pela Constituição brasileira e agradeceu a presença de todos os participantes.

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo