Notícias

FENASSOJAF DEFENDE SEGURANÇA PARA OS OFICIAIS DE JUSTIÇA DURANTE O ENCONTRO DO COJAF EM BRASÍLIA

FENASSOJAF DEFENDE SEGURANÇA PARA OS OFICIAIS DE JUSTIÇA DURANTE O ENCONTRO DO COJAF EM BRASÍLIA

Realização do 15º CONOJAF e 5º ENOJAP também foi divulgada durante o evento da Fenajufe.

Dirigentes da Fenassojaf participaram, na sexta (14) e sábado (15), do 13º Encontro Nacional do Coletivo de Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (COJAF) promovido pela Fenajufe.

O evento reuniu Oficiais de Justiça de diversas regiões do Brasil para o debate sobre temas de interesse do segmento, entre eles, a desjudicialização da execução, novas atribuições, VPNI X GAE, entre outros.

A abertura, na sexta-feira, contou com a presença remota do deputado federal Ricardo Silva (PSD/SP), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Oficiais de Justiça, que reafirmou o compromisso com os Oficiais de Justiça na luta pelas pautas que dizem respeito à categoria na Câmara dos Deputados.

Durante os debates no sábado, a questão de o Oficial de Justiça atuar como conciliador e a utilização das ferramentas eletrônicas tiveram destaque entre as pautas. Sobre a conciliação, representantes da Fenassojaf defenderam que ela seja usada somente nas diligências externas.

mariEm relação às ferramentas, o debate foi para que as mesmas sejam utilizadas com foco em atividades de inteligência e para pesquisa patrimonial; deixando a cargo do Oficial de Justiça a escolha de quais ferramentas irá utilizar. Ainda sobre o uso das ferramentas eletrônicas, os Oficiais deliberaram que o acesso deve ser franqueado a todos e não apenas a alguns grupos.

A vice-presidenta Mariana Liria enfatizou a defesa incansável por mais segurança no cumprimento dos mandados. Mariana relembrou a trágica morte do Oficial de Justiça Francisco Ladislau, assassinado em serviço no ano de 2014, na cidade de Barra do Piraí (RJ).

“A gente não tem nenhum cruzamento de informações. Francisco tinha 25 anos de idade, três meses de posse... e olha o que aconteceu com ele! Porque não teve acesso à informação. Nós perdemos Francisco por falta de informação de segurança; e o nosso papel enquanto dirigentes é não deixar a memória dele morrer, por conta da resistência de ter inteligência nas nossas atividades. É papel de cada um de nós não deixar que mais nenhum Francisco seja morto pela violência contra os Oficiais de Justiça”, frisou.

 

REALIZAÇÃO DO 15º CONOJAF E 5º ENOJAP

zambom cojafAinda no sábado, após os debates promovidos pela Fenajufe sobre os temas de interesse dos Oficiais de Justiça, o presidente da Fenassojaf João Paulo Zambom, o diretor da Associação Nacional e presidente da Assojaf/PAAP Malone Cunha e o diretor Arcelino Barros, informaram os presentes sobre a realização do 15º Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (CONOJAF) e o 5º Encontro dos Oficiais Aposentados (ENOJAP) que acontecem nos dias 4 e 5 de setembro em Belém (PA).

Na oportunidade, as diretorias das associações reforçaram o convite para que todos estejam no maior evento dos Oficiais federais do Brasil para o debate e troca de informações e experiências.

As inscrições para o 15º CONOJAF e 5º ENOJAP já estão abertas e podem ser feitas através do hotsite exclusivo do evento. Clique Aqui para acessar

Mais informações também podem ser encontradas em https://www.fenassojaf.org.br/conojaf-enojap.

Além da Fenassojaf, associações estaduais também marcaram presença no 13º Cojaf da Fenajufe. Entre elas, estavam Aojustra, Assojaf/BA, Assojaf/CE, Assojaf/MG, Assojaf/MS, Assojaf/MT, Assojaf/PAAP, Assojaf/RJ, Assojaf/RS e Assojaf-15.

A Associação Nacional foi representada pelo presidente João Paulo Zambom, a vice-presidenta Mariana Liria e os diretores Kelma Lara e Malone Cunha.

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo