Como parte das comemorações pelo Dia do Servidor Público, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) inaugurou, nesta quarta-feira (29), a exposição fotográfica “A Justiça pela Lente do Oficial de Justiça: o Poder Judiciário na casa do cidadão”.
A mostra reúne 48 fotografias produzidas por Oficiais de Justiça de todo o Brasil, captadas em diferentes contextos e realidades, evidenciando o cotidiano desses profissionais na prática da prestação jurisdicional. As imagens revelam o compromisso, a sensibilidade e a coragem de quem dá efetividade às decisões judiciais e concretiza a Justiça na vida das pessoas.
Idealizada pela servidora Lucianna Campos, a exposição tem como propósito ressaltar o papel fundamental dos Oficiais de Justiça na execução judicial e no cumprimento das ordens judiciais, aproximando o Judiciário da sociedade e destacando esses servidores como verdadeiros Agentes de Cidadania.
Durante a abertura, o 1º vice-presidente do TJDFT, desembargador Roberval Belinati, ressaltou que cada imagem traduz “a dimensão concreta da missão constitucional do Judiciário”. Segundo ele, “a mostra revela, por meio da sensibilidade artística, o compromisso dos Oficiais de Justiça com a efetividade das decisões judiciais, aproximando o Poder Judiciário da sociedade e garantindo que a Justiça chegue a todos os lares”.
As fotografias expostas são de autoria de Ana Paula Muzzi Leite (TJDFT), Adiane David (TJDFT), Aléssia Lima Albuquerque (TJDFT), Alfredo Gil (TJDFT), Ana Paula Rosa Vargens (TJPA), Danielle Rumbelsperger de Moraes Rego (TJDFT), Débora Hulak (JFPE), Denise Ferreira de Carvalho (TJDFT), Diogo Barata Miranda (TJDFT), Glaucy Parizotto (TJPA), Ivan de Jesus (TJDFT), José Reis (TJDFT), Laís Grillo (TJDFT), Mardônio Albuquerque Jr (TJDFT), Michela Dantas do Nascimento (TJPA), Raquel Cunha (TJDFT), Rodrigo Granja (SJRJ), Sanara Capela (TJPA) e Simone Dourado (TJDFT).
A exposição está localizada no Espaço Literário Desembargadora Maria Thereza Braga Haynes, no 3º andar do Palácio da Justiça Rui Barbosa, e segue aberta à visitação até o dia 28 de novembro.
Segundo o TJDFT, a iniciativa reforça o compromisso com o reconhecimento e a valorização dos servidores e servidoras do Poder Judiciário, especialmente dos Oficiais de Justiça, cuja atuação é essencial para a efetivação dos direitos e para a concretização da Justiça no Brasil.
A Fenassojaf parabeniza os Oficiais que contribuem para a exposição e agradece a Administração do TJDFT por tamanho reconhecimento aos Oficiais de Justiça.
Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo
Foto: divulgação TJDFT