Notícias

DIRETOR DA FENASSOJAF PARTICIPA DE ATIVIDADES DE REPRESENTAÇÃO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA NA COLÔMBIA

O diretor de Relações Internacionais da Fenassojaf Malone Cunha integrou a delegação da União Internacional (UIHJ) que esteve, ao longo desta semana, na Colômbia, para atividades de representação dos Oficiais de Justiça naquele país.

Junto com o presidente da UIHJ Marc Schmitz e o vice-presidente Luís Ortega, Malone participou de diversas atividades de interesse dos Oficiais de Justiça colombianos. Na terça-feira (28), os dirigentes iniciaram o trabalho na capital, Bogotá, onde se reuniram com o presidente da ASONAL JUDICIAL S.I., Fernando Otalvaro, e com o Diretor de Relações Internacionais da entidade, José Restrepo.

De acordo com o diretor da Fenassojaf, a Asonal Judicial é a entidade representativa dos servidores públicos na Colômbia, entre eles, os Oficiais de Justiça.

Quarta-feira (29), a delegação da UIHJ e os representantes da ASONAL estiveram no Congresso Nacional da Colômbia, ocasião em que puderam discutir os problemas da justiça colombiana com deputados, garantindo os direitos dos Oficiais de Justiça como Agentes da Execução Judicial em uma eventual Reforma de Sistemas aplicada naquele país.

Ainda na quarta-feira, os dirigentes estiveram no Ministério da Justiça para uma apresentação da União Internacional dos Oficiais de Justiça. Na oportunidade, os representantes reforçaram a disposição em contribuir com as reformas que visem evoluir o Poder Judiciário da Colômbia com garantias aos interesses dos Oficiais.

A quinta-feira (30) foi marcada com a participação da delegação da UIHJ em uma grande reunião com servidores do Tribunal Superior de Justiça de Cáli, cidade do departamento de Valle del Cauca. Além de falar sobre a entidade internacional, foi feita a discussão de situações relativas aos Oficiais de Justiça, entre elas, a segurança na execução da atividade.

Malone colombia2

Segundo Malone Cunha, “se verificou que a questão da violência é um fator muito sério na Colômbia, diante da quantidade impressionante de Oficiais de Justiça mortos e agredidos. A UIHJ pretende levar essa questão da segurança dos Oficiais de Justiça no exercício da profissão para o Fórum Latino-Americano de Oficiais de Justiça que tem reunião prevista para o dia 15 de setembro de 2023”.

Ainda em Cáli, nesta sexta-feira (31), os diretores da União Internacional se reuniram com Oficiais de Justiça. “O que pode-se verificar é que os Oficiais da Colômbia possuem muita semelhança com os Oficiais de Justiça do Brasil, uma vez que são servidores públicos vinculados ao Poder Judiciário, com atividades e remunerações estritamente determinadas por lei. Essa semelhança deixa mais importante um intercâmbio de conhecimentos e boas práticas entre os Oficiais de Justiça dessas duas nacionalidades”, completa o diretor da Fenassojaf.

A última atividade foi um encontro no Tribunal Supremo de Cáli, onde os dirigentes conversaram com magistrados que tomaram conhecimento a respeito da UIHJ e assimilaram conceitos mais modernos em relação à execução judicial, em especial, no que diz respeito à execução de ativos digitais como criptomoedas.

A União Internacional se disponibilizou em ajudar o tribunal a otimizar as práticas para o exercício da profissão do Oficial de Justiça na Corte.

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo