Notícias

DEPUTADA DA PB APRESENTA REQUERIMENTO PARA VOTAÇÃO DO PORTE DE ARMA PARA OFICIAIS DE JUSTIÇA

DEPUTADA DA PB APRESENTA REQUERIMENTO PARA VOTAÇÃO DO PORTE DE ARMA PARA OFICIAIS DE JUSTIÇA

A deputada federal Edna Henrique (PSDB/PB) atendeu solicitação de entidades de Oficiais de Justiça e apresentou requerimento na Câmara dos Deputados para a apreciação e votação do Projeto de Lei nº 5.415/2005, que autoriza o porte de arma para Oficiais de Justiça de todo o país.

No dia 21 de fevereiro, o vice-presidente da Assojaf-15 Guilherme Monteiro Topan esteve com a deputada e reiterou o pedido para que a matéria fosse analisada pela Câmara. Além dele, o vice-presidente do Sindojus/PB e diretor legislativo da Afojus/Fojebra, Joselito Bandeira, e o diretor jurídico Alfredo Miranda, também participaram do encontro com Edna Henrique. Leia a notícia AQUI

Na justificativa, a deputada afirma que o projeto “encontra-se pronto para a ordem do dia” e que o mesmo já “tramitou nos termos regimentais”. De acordo com ela, os Oficiais de Justiça, “tal como os demais agentes públicos autorizados no inciso VII do referido artigo 6º do Estatuto a ter porte de arma, os integrantes do quadro efetivo dos agentes e guardas prisionais, de escoltas de presos e das guardas portuárias, têm necessidade de se proteger, defrontando-se, muitas vezes, com situações de perigo que ameaçam, inclusive, o bom cumprimento de sua atividade funcional”.

A intenção do Projeto de Lei, segundo a deputada Edna Henrique, é preencher uma lacuna que existe na legislação em relação aos Oficiais de Justiça, “atendendo aos requisitos constitucionais formais relativos à competência legislativa da União e às atribuições normativas do Congresso Nacional”.

A proposição foi aprovada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara. “Por este motivo, solicito o apoio dos meus pares, no sentido de aprovarmos o presente requerimento”, finalizou a deputada.

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo com informações da Assojaf-15