A ASSOJAF/RO-AC realizou, na tarde da última segunda-feira (14), Assembleia Geral híbrida que marcou um novo ciclo para a associação. O encontro teve como objetivo principal a regularização da entidade e a construção de uma gestão moderna e mais próxima dos associados, tanto da capital quanto do interior de Rondônia e Acre.
A nova diretoria é formada por Oficiais da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal, ativos e aposentados e dos estados de Rondônia e Acre. A presidenta reeleita Elivanda Costa Pinheiro Carmo segue à frente da Associação ao lado de Maria José Naimaier Duarte como vice-presidenta, Gabriel Martins como diretor jurídico-legislativo, Rômula de Assis Ferreira como diretora financeira, e Sadia Souza Quirino Ferreira como diretora sociocultural e de aposentados. Guilherme Castro Vieira também integra a gestão como diretor secretário.
Na abertura, a presidenta Elivanda lembrou que, neste ano de 2025, a Assojaf completa 25 anos de existência, com atuação contínua em defesa dos interesses dos oficiais de Justiça. No entanto, chamou a atenção para a necessidade de modernização dos métodos utilizados pela associação e, por isso, apresentou a atualização do estatuto, aprovada com unanimidade, para importantes mudanças, como a possibilidade de realização de assembleias virtuais e híbridas, garantindo oportunidade de participação para os Oficiais de Justiça de regiões mais distantes.
Também foram discutidas propostas para a modernização da Assojaf, como a criação de um site e redes sociais, além da instalação de uma linha telefônica própria, garantindo uma efetiva comunicação e modernidade tecnológica para a Associação. A diretoria pretende, ainda, estudar a implementação de convênios e avaliar a criação da categoria "amigos da associação", com o objetivo de ampliar a base de Oficiais de Justiça associados.
No campo das finanças, a assembleia aprovou as contas da gestão dos anos 2023, 2024 e do primeiro semestre de 2025. Em relação à gestão passada, o Conselho Fiscal apresentou algumas ressalvas que foram devidamente apreciadas pelos presentes. A assembleia ainda tratou do trabalho conjunto realizado pela Assojaf/RO-AC e a Fenassojaf, em prol dos direitos dos Oficiais de Justiça, com destaque para a atuação nas pautas jurídicas e legislativas, como a defesa da VPNI e o pagamento de diárias.
A participação no 16º Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (CONOJAF), que acontece entre os dias 27 e 29 de agosto na cidade de São Paulo (SP) também foi tratada pela Associação, quando os presentes elegeram os delegados que irão representar RO/AC no maior evento dos Oficiais federais do Brasil, reafirmando a integração da Assojaf/RO-AC nos debates e mobilizações em favor do segmento.
A Fenassojaf parabeniza a nova direção da Assojaf/RO-AC, reafirmando o compromisso de atuação conjunta em favor das Oficialas e Oficiais de Justiça de Rondônia e Acre. Que seja uma gestão profícua, com muitas vitórias e representatividade para o segmento!
Fonte: Assojaf/RO-AC