Notícias

AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS EM 2015 COMEÇAM A SER ORGANIZADAS PELO CSJT

A abertura do ano judiciário ocorrerá no dia 2 de fevereiro de 2015, mas as unidades administrativas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) já trabalham para organizar as ações que o órgão realizará ao longo deste ano.

O grande destaque fica por conta do aniversário de 10 anos do Conselho, que é celebrado no mês de junho e terá eventos alusivos realizados ao longo do ano. Além de ações de comunicação interna e externa, estão previstas também atividades em parceria com os Tribunais Regionais do Trabalho e Varas do Trabalho.

Já no mês de março o CSJT coordenará a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Com o tema “Conciliar é estender a mão”, o evento acontecerá entre os dias 16 e 20 de março e mobilizará os TRTs e VTs a reunirem os processos que tenham possibilidade de acordo e intimarem as partes envolvidas. O mutirão é uma das medidas que compõem a meta de dar maior celeridade aos processos trabalhistas e aprimorar os meios consensuais de conflitos.

Nesse sentido, o Conselho realizará nos dias 7 e 8 de maio um seminário sobre Execução Trabalhista, que reunirá especialistas e estudiosos do tema para debater propostas e disseminar boas práticas de ações de execução trabalhista – fase do processo onde o devedor é compelido a pagar ao trabalhador os direitos reconhecidos na decisão judicial.

Com relação ao Programa Trabalho Seguro, iniciativa do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em parceria com diversas instituições públicas e privadas, o Conselho realizará mais uma edição do Seminário Trabalho Seguro, cujo tema este ano será “Acidentes com Máquinas”. O evento será realizado no mês de outubro.

Fonte: CSJT