Notícias

IMPACTO DO AVANÇO TECNOLÓGICO TRABALHO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA EM ENCONTRO PROMOVIDO PELA ABOJERIS EM PORTO ALEGRE

IMPACTO DO AVANÇO TECNOLÓGICO TRABALHO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA EM ENCONTRO PROMOVIDO PELA ABOJERIS EM PORTO ALEGRE

A presidenta da Fenassojaf Mariana Liria foi uma das painelistas do I Encontro de Oficiais de Justiça do TJRS ocorrido na sexta-feira (22) e sábado (23). Promovido pela Associação dos Oficiais de Justiça daquele estado (Abojeris), o evento reuniu grandes nomes do meio jurídico como o ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e o ex-presidente da OAB Nacional, Cezar Britto; bem como o professor da Unicamp, Ricardo Antunes e o sociólogo Sérgio Amadeu da Silveira.

Com o tema “Inteligência Artificial e o trabalho dos Oficiais e Oficialas de Justiça”, no sábado, a presidenta da Fenassojaf dividiu o palco com a Oficiala do TRF da 3ª Região, Vanessa de Marchi, que apresentou as inovações e as tecnologias implementadas nas tarefas para a execução dos mandados.

Mariana Liria abordou as ameaças internas trazidas com a utilização do processo eletrônico - a partir da falácia de que este diminui o trabalho da execução de ordens -, assim como os riscos externos, com ênfase nas propostas de desjudicialização ainda em debate no Congresso Nacional, que tem o propósito de repassar aos tabeliães das funções da execução processual.

A presidenta também chamou a atenção dos presentes para as formas de mobilização contra tais ameaças à carreira e falou do trabalho desempenhado junto ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho na publicação do Ato nº 15/2024, que reviu as atribuições dos Oficiais de Justiça nos TRTs.

mari abojerisDe acordo com a norma, os Oficiais de Justiça são considerados agentes de inteligência processual e terão o acesso aos sistemas eletrônicos de pesquisa e constrição disponíveis ao Judiciário por convênios ou outros instrumentos.

Mariana lembrou, ainda, que a Fenassojaf possui assento no Fórum de Carreira do Conselho Nacional de Justiça, cujo objetivo será emplacar a mesma normativa para os tribunais federais e estaduais de todo o país e repassou detalhes da reunião ocorrida na última quinta-feira (21), quando as entidades nacionais foram recebidas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, e trataram sobre o reconhecimento da função como Agente de Inteligência Processual e atividade de risco. Leia AQUI

No campo do combate à desjudicialização, foram expostas as diversas gestões junto ao parlamento e também o ajuizamento de ADI que contesta as recentes alterações introduzidas pela Lei 14.711/2023, que autorizam a execução extrajudicial de garantias fiduciárias e hipotecárias, uma prática que as entidades veem como uma ameaça aos princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito. Confira

Por fim, Mariana Liria falou sobre o maior evento de Oficiais de Justiça do mundo, marcado para acontecer entre os dias 8 e 10 de maio na cidade do Rio de Janeiro/RJ e convidou os participantes do I Encontro da Abojeris a estarem no 25º Congresso Internacional promovido pela UIHJ e Fenassojaf.

Além da presidenta Mariana Liria, a Associação Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais esteve no evento em Porto Alegre representada pela diretora Carolina Passos e o assessor jurídico, advogado Eduardo Virtuoso.

"É um debate cada vez mais necessário na atualidade! Com conteúdo robusto e muito bem organizado, o evento da Abojeris foi irretocável! Além disso, foi muito gratificante ver o enorme interesse dos colegas gaúchos no tema, o que certamente vai se traduzir em fortalecimento da nossa mobilização!", finaliza Mariana.

mari abojeristodos

 

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo