PRESIDENTE DO TST E CSJT APROVA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO SIGA-JT

O presidente do TST e do CSJT, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, aprovou nesta terça-feira (21) a proposta de implantação do Sistema Integrado de Gestão Administrativa da Justiça do Trabalho (SIGA-JT), uma ferramenta que terá como objetivo fazer o gerenciamento administrativo dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). Serão desenvolvidos seis projetos envolvendo nas áreas de RH e Folha de Pagamento; Licitações e Contratos; Protocolo; Orçamento e Finanças; e Material e Patrimônio. O sexto projeto fará a integração entre as diversas áreas que compõem o programa, todos sob coordenação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Segundo o Secretário Especial de Integração Tecnológica do CSJT, João Bosco de Barros Freitas, a execução dos projetos do SIGA-JT seguirá uma dinâmica de desenvolvimento compartilhado com os Tribunais Regionais do Trabalho. Em reunião realizada em dezembro de 2013 foram formados os grupos de trabalho para a elaboração dos projetos, que ficaram assim definidos:

- Projeto RH e Folha: Tribunais Regionais do Trabalho das 2ª, 3ª, 5ª, 6ª, 12ª, 15ª, 19ª e 20ª Regiões, e Área de Gestão de Pessoas do CSJT;

- Projeto Licitações e Contratos: TRTs das 4ª; 13ª, 14ª, 15ª e 23ª Regiões;

- Projeto Protocolo: TRTs das 3ª, 5ª, 12ª, 19ª e 20ª Regiões;

- Projeto Orçamento e Finanças: TRTs das 3ª, 16ª, 18ª, 20ª e 23ª Regiões;

- Projeto Material e Patrimônio: TRTs das 1ª, 5ª, 11ª, 14ª e 24ª Regiões.

A aprovação do Termo de Abertura do Programa, com a apresentação dos cronogramas de implantação do SIGA-JT, está prevista para o dia 31 de janeiro. No dia 20 de fevereiro, será assinado Termo de Cooperação entre o CSJT e todos os Tribunais Regionais do Trabalho para início dos trabalhos de implantação do sistema.

O SIGA-JT foi apresentado na sede do TST para um com a participação do Secretário-Geral do CSJT, Orlando Tadeu de Alcântara, do coordenador do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJE-JT), juiz José Hortêncio Ribeiro Júnior, do Desembargador do TRT da 3ª Região (MG) Ricardo Mohallem, e do Secretário Especial de Integração Tecnológica do CSJT, João Bosco de Barros Freitas. A proposta foi elaborada pelos servidores Rubens Parente, do TRT da 2ª Região (SP); e George Alexandre Silva, da 12ª Região (SC).

Fonte: CSJT