FALTA DE QUÓRUM ADIA SESSÃO DO CONGRESSO QUE ANALISARIA O VETO AO REAJUSTE

A falta de quórum impediu a realização, nesta quarta-feira (02), da sessão conjunta do Congresso Nacional que analisaria os vetos presidenciais, dentre eles, o VET 26/2015 que trata do reajuste salarial dos servidores do Poder Judiciário.

Segundo informações da Fenajufe, faltaram três senadores para que o número de presenças garantisse a sessão, uma vez que havia número suficiente de deputados.

Como reação imediata ao encerramento da sessão, um grupo suprapartidário de senadores e deputados está reunido com o presidente Renan Calheiros. Eles querem explicações sobre o acontecido. Na avaliação de dirigentes da Fenajufe, o encerramento foi uma estratégia da presidência, ante a iminência do quórum ser atingido.

Uma nova sessão poderá ser convocada a qualquer tempo, sendo prerrogativa exclusiva do presidente do Congresso. Mas a convocação deverá acontecer com 24 horas de antecedência.

Indignados com o adiamento, os servidores dos estados que estão em Brasília promoveram uma marcha até a lateral do Congresso, onde funciona a Câmara dos Deputados.

Fonte: Fenajufe