NOTÍCIAS

28/09/2022 11:57:04

ASSOJAF/RS PARTICIPA DE REUNIÃO DO FIDEJUST COM O PRESIDENTE DO TRT-4 E REFORÇA ATUAÇÃO CONTRA A DESJUDICIALIZAÇÃO


A presidente da Assojaf/RS Fabiana Cherubini participou, na última sexta-feira (23), de uma reunião do Fórum Institucional de Defesa da Justiça do Trabalho (Fidejust), no qual a Associação é integrante.

O encontro aconteceu no salão nobre do TRT-4 e teve a presença do presidente do Tribunal, Desembargador Francisco Rossal de Araújo. Na oportunidade, os representantes das entidades que compõem o Fidejust abordaram temas relevantes como a implantação da residência jurídica no Regional.

Sobre esse item, o Desembargador afirmou não ser interessante da implementação do TRT-4 e disse que, se confirmado o orçamento para 2023, haverá reposição de 200 cargos vagos de servidores e servidoras na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul.

Entre os temas tratados, os participantes também abordaram as nomeações de novos servidores e servidoras e a suspensão do artigo 27 da Resolução 296/2021, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que, entre outras medidas, previa a extinção de varas trabalhistas em todo o país.

Ao tratar sobre o Projeto de Lei nº 6409/2019, que dispõe sobre a desjudicialização da execução civil, a presidente da Assojaf/RS reafirmou o posicionamento contrário da Associação e demais entidades representativas do oficialato quanto à matéria. Segundo Fabiana Cherubini, a proposta em tramitação no Senado Federal representa um desmonte e a privatização dos serviços públicos oferecidos pelo Judiciário.

Além da Assojaf, o assessor da Fenassojaf Eduardo Virtuoso também acompanhou a reunião.

Fonte e foto: Assojaf/RS