NOTÍCIAS

08/09/2022 10:58:53

RETORNO DOS CONGRESSOS PRESENCIAIS DA FENASSOJAF NA BAHIA É MARCADO POR DEBATES SOBRE UNIÃO E O FUTURO DO OFICIALATO


A Fenassojaf e a Assojaf/BA realizaram, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, o 14º Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (CONOJAF) e o 4º Encontro dos Oficiais Aposentados (ENOJAP).

Os eventos, realizados anualmente pela Associação Nacional, aconteceram de forma presencial, após dois anos de distanciamento pela Covid-19, em Arraial D’Ajuda, Porto Seguro (BA). Mais de 250 Oficiais de Justiça federais e estaduais estiveram no local dos eventos para prestigiar e acompanhar os debates sobre os assuntos de relevância para o oficialato.

Com o tema e-xecutar: A força e efetividade das novas tecnologias para o Oficial de Justiça Avaliador Federal, o maior evento do oficialato federal contou com palestras de interesse do segmento que abordaram as ferramentas eletrônicas e as formas para o cumprimento de mandados remoto, bem como debateram o futuro da carreira do Oficial de Justiça no Poder Judiciário da União e as atividades promovidas em parceria com outras entidades representativas, como a União Internacional (UIHJ), Fenajufe, Fesojus e Afojebra, na luta pela mobilização dos temas específicos dos Oficiais de Justiça.

A realização do 25º Congresso Internacional da entidade, a ser promovido na cidade do Rio de Janeiro em 2024, também teve espaço nos painéis programados para os três dias de CONOJAF e ENOJAP.

A grade contou, ainda, com exposições de psicólogos e terapeutas que apresentaram uma reflexão sobre o cotidiano dos Oficiais de Justiça, profissão considerada solitária e cercada de riscos pelas incertezas das ruas.

Além de dirigentes da União Internacional, o 14º CONOJAF teve a presença de diversos representantes de entidades estrangeiras, como a Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução (OSAE) de Portugal e os colegas Rosario Brinsek e Pablo Lamounan, da Corte Suprema da Argentina, em uma troca de experiências e a demonstração da força, representatividade e união dos Oficiais de Justiça em todo o mundo.

O Congresso foi encerrado com a Assembleia Geral Ordinária da Fenassojaf que aprovou a cidade de Belém (PA) como sede do próximo Congresso e Encontro dos Oficiais Aposentados, em 2023.

O presidente João Paulo Zambom agradece a todas as Oficialas e todos os Oficiais de Justiça que, na retomada dos encontros presenciais, participaram dos eventos, além de toda a equipe que trabalhou para o sucesso do CONOJAF e ENOJAP 2022.

“Foram dias de reencontros, abraços e muito calor humano. Tivemos a oportunidade de passar informações importantes sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Fenassojaf e pelas associações vinculadas. Levamos a debate temas relevantes que estão em pauta no Congresso Nacional, nos tribunais e conselhos superiores”, enfatiza.

Para Zambom, foi uma enorme satisfação encontrar pessoas que há muito não havia a oportunidade de estar frente a frente, “tomar um café juntos e debater os mais diversos temas de nosso interesse. Desde já convidamos todas as Oficialas e todos os Oficiais de Justiça a participarem do 15º CONOJAF e 5º ENOJAP, que serão realizados no próximo ano, em Belém, estado do Pará. Registramos também o convite para participarem de todas as atividades convocadas por sua associação e pela Fenassojaf. Venha conosco, faça parte da sua associação e da Fenassojaf, sigamos juntos, porque juntos somos mais fortes”.

A vice-presidenta Mariana Liria relembra que a atual gestão tomou posse por meios remotos em 2021, de modo que a emoção do reencontro com os colegas de todo o Brasil foi enorme. “E estávamos ansiosos por mostrar o trabalho realizado nesse primeiro ano! Foi nesse contexto que debatemos temas importantíssimos como o combate à desjudicialização e à Reforma Administrativa, o recente reajuste e os novos rumos da IT, nossa relação com as novas tecnologias e o trabalho coletivo com o oficialato estadual e internacional. Vimos a importância da participação de cada Oficiala e Oficial nos seus estados e nas mobilizações nacionais, assim como da representatividade dentro de nossas entidades. Esperamos reencontrar todos em Belém em 2023!”, finaliza.

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo
Foto: Victor Diga