NOTÍCIAS

10/06/2021 12:08:39

DIA MUNDIAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA É MARCADO COM CANDIDATURA DO RIO DE JANEIRO À SEDE DO PRÓXIMO CONGRESSO DA UIHJ EM 2024


Nesta quinta-feira (10), celebra-se o 14° Dia Mundial do Oficial de Justiça, uma iniciativa da União Internacional dos Oficiais de Justiça (UIHJ) para os seus mais de 90 países membros.

A data, comemorada sempre na segunda quinta-feira do mês de junho, tem o objetivo de chamar a junção dos Oficiais em laços que extrapolam continentes e congregam uma categoria unida internacionalmente, mesmo que com diversas realidades locais em cada país.

Neste ano, a UIHJ escolheu como tema “o Oficial de Justiça - Guardião e Protetor do Direito Digital” com a emissão de um documento oficial onde reforça esse papel do Oficial de Justiça.

Segundo o presidente Marc Schmitz, “o mundo desmaterializado é uma revolução e promessa de conexão permanente com o mundo inteiro, sendo que essa aparente liberdade oferecida pela tecnologia e pelo anonimato é no entanto, possíveis fontes de abusos, como cyberstalking e fake news”. Para Schmitz, o Oficial de Justiça é o profissional qualificado para, através de autos de constatação, fornecer elementos de evidência dos fatos.

Diante da relevância da data para os Oficiais de Justiça de todo o mundo, a Fenassojaf segue na liderança quanto às relações internacionais e apresentou, nesta quinta-feira, a candidatura do Rio de Janeiro como cidade-sede para a realização do 25° Congresso Internacional de Oficiais de Justiça da UIHJ, a ocorrer no ano de 2024.

O Congresso da UIHJ é o maior evento internacional de Oficiais de Justiça, com presença de representantes de mais de 90 países, além de autoridades e chefes de poderes. O Congresso da União Internacional ocorre a cada três anos, com a escolha de uma grande cidade do mundo.

Além disso, a candidatura do Rio de Janeiro abre a possibilidade de que o evento seja realizado pela primeira vez em um país da América Latina.

O anúncio sobre a cidade-sede para 2024 ocorrerá no próximo mês de novembro, durante a realização do 24° Congresso da UIHJ na cidade de Dubai.

A diretoria da Associação Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais segue atuante em diversas frentes e integrada aos trabalhos desempenhados pelas entidades representativas do oficialato no Brasil e no mundo para ampliar a representatividade e garantir valorização para os Oficiais de Justiça.

Neste sentido, a Fenassojaf parabeniza todos os Oficiais brasileiros e os residentes em outros países que, em suas diversas realidades, superam os riscos e as adversidades da função em favor da Justiça! Parabéns Oficiais de Justiça!

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo