DADOS DO ANUÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA NA PB AMENIZAM RISCOS AOS OFICIAIS DE JUSTIÇA

DADOS DO ANUÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA NA PB AMENIZAM RISCOS AOS OFICIAIS DE JUSTIÇA

Dados do Anuário de Segurança Pública na Paraíba auxiliam a segurança dos Oficiais de Justiça no cumprimento dos mandados em todo o estado. Segundo relatório emitido pelo Coordenador de Segurança e Transporte do TRT-13, Coronel PM Jefferson Pereira da Costa e Silva, “dando continuidade à parceria fomentada junto aos Oficiais de Justiça”, os dados obtidos junto à Secretaria de Segurança e Defesa Social são relativos aos Crimes Violentos Patrimoniais (CVP) e aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Os índices apresentados servem de norteador para a atividade do Oficial de Justiça, facilitando a tomada de decisões e a adoção de políticas de prevenção à violência.

De acordo com o relatório da Coordenadoria de Segurança, entre os anos 2000 e 2018, há uma queda progressiva na taxa de crimes letais intencionais, “sendo registrado o denominador mais baixo da referida série no intervalo compreendido entre 2011 e 2018, com 1.210 ocorrências/ano, registrando, portanto, queda de 5,8% (74 ocorrências) quando comparado com 2017”.

Em 2018, a taxa de CVLI por 100 mil habitantes no estado da Paraíba foi de cerca de 30 casos.

Na capital João Pessoa, também houve redução do número de vítimas deste tipo de crime, com o registro de 247 casos no ano passado, sendo a menor taxa entre as capitais da região nordeste.

Conforme o relatório, a Secretaria de Segurança e Defesa Social registrou um pequeno aumento no número de homicídios com vítimas do sexo feminino, sendo 84 mulheres em 2018 contra 78 no ano anterior.  

Dentre os destaques do Anuário, está a queda de 11 posições no ranking dos estados mais violentos em sete anos, com Campina Grande sendo a cidade do interior com a menor taxa de crimes violentos letais intencionais em 2018.

A Paraíba também teve a menor taxa de latrocínios da região Nordeste e a 7ª menor do país. O estado registrou redução de 30% no número de roubos de motocicletas e de 29% nos roubos a estabelecimentos em João Pessoa.

“A partir dos dados apresentados, oriundos da parceria com a Secretaria de Segurança e Defesa Social, a Coordenadoria de Segurança e Transporte reforça a importância da realização das atividades dos Oficiais de Justiça com cautela e atenção, ressaltando, mais uma vez, a importância da alimentação do chamado eletrônico contido na página da intranet, com fins de alimentação do nosso banco de dados relativos às ocorrências do oficialato, para que possamos realizar o cruzamento de informações e, desta forma, implementarmos políticas de prevenção destinadas aos Oficiais de Justiça”.

CLIQUE AQUI para ver o relatório completo emitido pela Coordenadoria de Segurança e Transporte do TRT-13

Fonte: Assojaf/PB