SERVIDORES PROMOVEM ATO EM FRENTE À CÂMARA DOS DEPUTADOS E RETORNAM NESTA QUARTA PELO REAJUSTE SALARIAL

Servidores do Judiciário Federal e do MPU realizaram, nesta terça-feira (02), uma vigília na entrada do anexo 2 da Câmara dos Deputados, seguindo o calendário de mobilização aprovado na reunião ampliada da Fenajufe, ocorrida no domingo (30).
Os seguranças da Câmara arrancaram as faixas colocadas no local e logo chegaram policiais militares para conter a manifestação. Depois de um clima tenso, as faixas ficaram nas mãos dos servidores, em frente ao cordão de isolamento, e a manifestação pela aprovação dos PLs 7919/14 e 7920/14 continuou a ser realizada. No chão, foram afixadas velas que indicavam os números dos PLs.
Devido à falta de quórum, não houve sessão plenária na Câmara. Isso ocorreu principalmente porque os debates ficaram voltados à realização da sessão do Congresso Nacional, que teve início às 18 horas, para votar a mudança na meta fiscal. Como não foi realizada a sessão da Câmara, não houve as duas sessões ordinárias necessárias para que o PL 7920/14 pudesse retornar à pauta da Comissão de Finanças e Tributação (CFT). Com isso, o projeto está fora da pauta da reunião da comissão desta quarta-feira (03), o que levou os servidores a focarem a pressão na aprovação dos requerimentos de urgência para que os projetos sejam apreciados diretamente no plenário.

Por isso, dirigentes da Fenajufe e representantes de sindicatos filiados que participaram da atividade no Congresso Nacional realizaram um trabalho de convencimento junto aos líderes partidários para que os requerimentos de urgência aos PLs 7919/14 e 7920/14, que estão sob a mesa do plenário, possam ser votados na sessão desta quarta.

Embora o PL 7920/14 não esteja na pauta da CFT, os servidores deverão comparecer à CFT para pressionar os parlamentares pela aprovação dos requerimentos de urgência.

Na próxima quarta-feira (10), a categoria promoverá um ato nacional no STF pela dignidade dos servidores. O objetivo é cobrar do presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, um empenho maior na busca de um acordo com o governo para fazer valer a autonomia do Judiciário com o intuito de aprovar o projeto de reajuste dos servidores com a mesma celeridade com que está sendo tratada a reposição salarial dos magistrados e procuradores.

Fonte: Fenajufe