Federação Nacional das Associações dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais

Federação Nacional das Associações dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais

Conselho Fiscal

Pareceres
Recomendações

Clima tempo

Sistema de busca

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA PUBLICA INSTRUÇÃO NORMATIVA SOBRE APOSENTADORIA ESPECIAL PDF Imprimir E-mail
Escrito por jornalista Caroline P. Colombo   
Qui, 29 de Julho de 2010 10:00

O Ministério da Previdência publicou no Diário Oficial da União de terça-feira (27), a Instrução Normativa nº 1, de 22 de julho de 2010, que estabelece instruções para o reconhecimento do tempo de serviço público exercido sob condições especiais que prejudiquem a saúde e a integridade física pelos regimes próprios de previdência social para fins de concessão de aposentadoria especial aos servidores públicos amparados por Mandado de Injunção.
Segundo a norma, o tempo de serviço público exercido sob condições especiais prejudiciais à saúde ou à integridade física será reconhecido pelos regimes próprios da previdência social da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, nos casos em que o servidor público esteja amparado por ordem concedida, em Mandado de Injunção, pelo Supremo Tribunal Federal. Além disto, a caracterização e a comprovação do tempo de atividade sob condições especiais obedecerão ao disposto na legislação em vigor na época do exercício das atribuições do servidor público.
A Instrução Normativa determina que, até 28 de abril de 1995, data anterior à Lei 9.032, o enquadramento de atividade especial será concedido para cargo público “cujas atribuições sejam análogas às atividades profissionais das categorias presumidamente sujeitas às condições especiais”; e por exposição a agentes nocivos no exercício de atribuições do cargo público “em condições análogas às que permitem enquadrar as atividades profissionais como perigosas, insalubres ou penosas, conforme a classificação em função da exposição aos referidos agentes”.
A partir de 29 de abril de 1995, o enquadramento de atividade especial “observará a relação dos agentes nocivos prejudiciais à saúde ou à integridade física que consta do Anexo IV do Regulamento dos Benefícios da Previdência Social”.
Ainda de acordo com a publicação, a constatação das condições especiais de trabalho será feita através de formulário de informações sobre as atividades exercidas; Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho, expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho; e, no caso dos servidores expostos a agentes nocivos, parecer da perícia médica.
Vários sindicatos de todo o país ajuizaram, junto ao Supremo Tribunal Federal,  Mandados de Injunção onde obtiveram vitória na concessão da aposentadoria especial aos Oficiais de Justiça. O Departamento Jurídico da Fenassojaf está estudando a Instrução Normativa para manifestar parecer sobre a determinação.

Clique aqui para ler a Instrução Normativa nº 1/2010

FENASSOJAF: ATENTO AOS INTERESSES DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA

LAST_UPDATED2