ENCONTRO REGIONAL NORTE DA FENASSOJAF REFORÇA UNIDADE ENTRE OFICIAIS FEDERAIS E ESTADUAIS

ENCONTRO REGIONAL NORTE DA FENASSOJAF REFORÇA UNIDADE ENTRE OFICIAIS FEDERAIS E ESTADUAIS

A Fenassojaf e a Assojaf/PA-AP realizaram na última sexta-feira, 25 de junho, o IV Encontro Norte dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (IV ENOJAF), no auditório da Justiça Federal em Belém (PA). Da mesa de abertura participaram o presidente da Fenassojaf, Neemias Ramos Freire, o presidente da Assojaf/PA-AP e coordenador da Região Norte, Renato da Cruz Xerfan, o presidente da Fojebra (Federação dos Oficiais de Justiça Estaduais do Brasil), Edvaldo dos Santos Lima Júnior, a juíza vice-diretora do Fórum da Justiça Federal de Belém, Carina Cátia Bastos de Senna, e a juíza titular da 2ª Vara Federal de Belém, Hind Ghassan Kayath.

Durante a abertura, o presidente da Fenassojaf fez questão de ressaltar a importância da parceria entre as federações de Oficiais de Justiça federais e estaduais, que têm reivindicações em comum e devem estar juntas nas mesmas trincheiras. Neemias Freire também falou que segurança e novas tecnologias são os principais temas em debate pelos oficiais, destacando ainda, no âmbito dos Oficiais federais, a importância da luta pelo reajuste da Indenização de Transporte.

O evento teve o apoio da Seção Judiciária da Justiça Federal do Pará e patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Sindjuf-PA e AP, sindicato que representa os trabalhadores do Judiciário Federal nos Estados do Pará e Amapá. Assistiram ao encontro cerca de 80 pessoas, entre oficiais de justiça federais da Justiça Federal do Estado do Pará e da Justiça do Trabalho do TRT da 8ª Região e oficiais de justiça do Tribunal de Justiça do Pará. Também estiveram presentes o coordenador da Região Nordeste II da Fenassojaf, Donato Barros Filho e o diretor e ex-presidente da Assojaf/PI, Frederick Sandes.

Sob o tema “Aperfeiçoamento, Experiências e Conhecimentos”, foram realizadas três palestras, a primeira sobre “Reintegração de Posse: procedimentos e cautelas” com o chefe do Estado Maior da PM do Pará, Cel. Emmanuel Queiroz, que apresentou toda o roteiro estabelecido para a realização desse ato processual. Importante destacar o profissionalismo adotado pela instituição a partir do lamentável episódio conhecido como “massacre de Eldorado de Carajás”, em abril de 1996, e que resultou em 19 mortes, com dois oficiais condenados e presos desde 2012. Atualmente, toda uma preparação é realizada em qualquer acompanhamento policial, colocando como prioridade a segurança dos envolvidos.

Na sequência, o delegado e superintendente da Polícia Federal no Pará, Uálame Fialho Machado, falou aos oficiais de justiça sobre segurança, destacando técnicas de prevenção para o dia a dia.  À tarde, a oficiala de justiça e vice-presidente do Sindojus-PA (sindicato dos Oficiais estaduais), Asmaa Abdullah Hendawy, discorreu sobre o tema “Técnicas Avaliativas”, à luz de dispositivos do Código de Processo Civil que equiparam os oficiais aos peritos judiciais, com a realização de laudos de avaliação.

Para finalizar o encontro, a garantia de boas risadas veio com o stand up apresentado pelo  personagem Epaminondas Gustavo, intitulado “Sorte ou Azar só o tempo dirá!”. Seu autor é o juiz paraense Claudio Rendeiro, que tem mais de 22 anos de carreira e preside a 4ª Vara do Tribunal do Júri de Belém. Na pele do personagem, o magistrado simplificou temas do Direito na linguagem típica do caboclo paraense, além de realizar uma “entrevista” com o presidente da Assojaf/PA e AP, Renato Xerfan. Vídeos do personagem Epaminondas Gustavo podem ser encontrados na internet, em plataformas virtuais como o Youtube, por exemplo.

Iniciado com um café da manhã de boas-vindas e encerrado com um coquetel, pode-se dizer que o IV ENOJAF foi um sucesso em todos os aspectos. A Fenassojaf cumprimenta a todos que se envolveram na realização desse evento.

Mais fotos sobre o IV ENOJAF podem ser vistas na página da Fenassojaf no Facebook: www.facebook.com.br/Fenassojaf.

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo com a presidência